Por que não consigo mais olhar nos olhos das pessoas?

De uns tempos pra cá, estou tendo um serio problema... Não consigo mais olhar nos olhos das pessoas com quem converso. Sempre que alguém vem conversar comigo viro os olhos para outro lugar. Sinto que a pessoa percebe na hora que esta acontecendo algo de errado comigo, fico com medo de acharem que sou doido. Começou com os desconhecidos, depois foi com meus pais e amigos, e agora começou com minha própria namorada. O que me deixou muito preocupado. Meu namoro sempre foi muito problemático, não sei se é amor o que eu sinto por ela... Ela que colocou essa frase na minha cabeça: Quem não olha nos olhos das pessoas, é uma pessoa falsa. Desde então sempre que vou conversar com alguém me preocupo para onde eu estou olhando e na conversa mesmo, nem prestava atenção. Gradativamente isso foi ficando mais grave, o que me fez buscar ajuda como eu sempre faço:
Primeiro busco na internet, depois procuro um médico. E nesse caso acho que vou precisar de um médico de doido não é? Mas será que vou conseguir olhar nos olhos dele? Vou acabar num hospício.
Obrigado se puderem me ajudar...

Querer buscar ajuda é sempre muito bom e um dos melhores sinais de sanidade mental. Que você está com um problema ficou claro. Mas se ele é simples encucação a partir do que sua namorada lhe disse por sua insegurança e imaturidade ou se existe um problema maior atrás disso não dá para dizer sem mais informações sobre você. O fato é que isso faz você sofrer e está atrapalhando sua vida. Sugerimos então que procure uma psicóloga para que através de conversas ou quem sabe de testes psicológicos ela possa avaliar o que está acontecendo. Se não conseguir olhar para ela não fará a menor diferença será apenas mais uma informação que ela terá sobre você. De qualquer forma acredite: você terá algum tipo de ajuda seja numa psicoterapia ou, se necessário, com medicação dada por um profissional especializado que não é “médico de doido” e sim psiquiatra e que não irá mandá-lo para um hospício, mesmo por que isso já nem existe mais.


Veja outras dúvidas respondidas pelo Núcleo Vida: